Teca Nelma rebate ataques de deputado e defende debate responsável sobre direitos da população trans
Por Assessoria 17:45. 03/10/2025
A vereadora Teca Nelma (PT) reforçou a importância do Outubro Rosa, campanha dedicada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama. Em sessão na Câmara Municipal desta semana, a parlamentar fez um apelo para que mais informação, acesso e políticas públicas da ação cheguem de fato à população, especialmente aos que vivem nas periferias e no interior.
Para a parlamentar, a campanha é uma das mais importantes quando se fala em saúde, prevenção e detecção precoce do câncer de mama. “Eu falo desse tema com um envolvimento pessoal. Acho que muitos aqui sabem que minha mãe enfrentou o câncer de mama. Eu acompanhei de perto a sua luta, o impacto do diagnóstico na vida de toda a família e sei da diferença que um diagnóstico precoce pode fazer no tratamento e nas chances de cura”, relatou.
De acordo com a vereadora, dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimam mais de 73 mil novos casos de câncer de mama por ano no Brasil entre 2023 e 2025, atingindo um número crescente de mulheres jovens. Ela também citou a atualização das diretrizes do Ministério da Saúde que permite a realização da mamografia no SUS, a partir dos 40 anos, mediante indicação médica, como um avanço, mas reforçou que ainda há muito a fazer para garantir acesso a todas.
Teca afirmou ainda que, esta semana, participou da abertura oficial do Outubro Rosa em Maceió, realizada pela Associação de Pessoas com Câncer (Apecan), que ofereceu serviços de rastreamento, marcação de exames e ações de saúde. “Iniciativas como essa mostram na prática o que defendemos: políticas públicas que cheguem de verdade às pessoas, especialmente às que mais precisam”, disse.
Por fim, a parlamentar fez um chamado para que o poder público, instituições de saúde e a sociedade atuem juntos na disseminação de informações sobre prevenção, autoexame e exames periódicos. “O Outubro Rosa é um convite à mobilização e ao cuidado coletivo. Em Maceió, precisamos fazer desse mês um marco para reforçar a rede de atenção à saúde”, concluiu.